Facetas

http://drapriscilaryzy.com/facetas/

A faceta é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes, onde é feito um preparo (desgaste). A restauração pode ser feita diretamente na boca do paciente (em resina) ou indiretamente (feita moldagem e confeccionada a faceta de porcelana, que é colada no dente).

Qual a finalidade deste tipo de prótese?

A finalidade sem duvidas é o restabelecimento da estética, dentes escurecidos (por tratamento de canal, manchas) ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes malformados.

Qual é a origem (procedência) do material da prótese? É fabricado no Brasil?

Depende da indicação do Cirurgião Dentista e do material que o paciente deseja. Hoje no mercado existem muitos materiais para a realização de facetas desde porcelanas nacionais como materiais que vem de fora do Brasil.

Um sistema que esta começando a ser utilizado no Brasil é da fabricante Nobel Biocare conhecido por Procera®, uma cerâmica resistente de qualidade e estética muito superior, onde o cirurgião dentista realiza a moldagem, envia para um laboratório credenciado, este laboratório irá escanear o modelo e através de um sistema informatizado envia as informações para a Suíça, onde a prótese é confeccionada e enviada para o laboratório, que repassa para o Cirurgião Dentista. Este é um dos vários tratamentos que podem ser realizados.

É um material durável? Quanto tempo pode resistir?

Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável e resistente. O tempo que pode resistir é bem variável de individuo para individuo (hábitos alimentares, higiene, hábitos parafuncionais, tipo de oclusão). O ideal é consultar um cirurgião dentista onde o seu caso será estudado para analisar a possível colocação da faceta.

Como é colocada a prótese? Quem é habilitado a fazê-la?

A prótese de faceta de porcelana é colada no dente. Existem hoje muitos tipos de cimentos que podem garantir a durabilidade da prótese. Quem confecciona o preparo, moldagem e cola a faceta é o cirurgião dentista e quem confecciona a faceta é o protético. Por isso a necessidade além de um bom dentista, um bom laboratório para garantir o trabalho final.

Quanto tempo se leva para colocara faceta de porcelana?

Em torno de 1 mês em média, nesse período, como os dentes estão desgastados o paciente fica com uma faceta provisória até a de porcelana ficar pronta.

Tem crescido a procura por esta prótese? Caso afirmativo, porque?

Sim. Pois o nível de exigência dos pacientes é cada vez maior. Um sorriso branco, dentes com formato harmonioso, cor uniforme, enfim, sorriso bonito simboliza saúde, higiene e a busca da perfeição é cada vez maior na nossa área.

Há tipos diferentes de Faceta de porcelana?

Sim. Depende do estado do dente: cariados, muito escurecidos, quebrados, ou que tenham restaurações frontais grandes, exigem preparo diferenciados de dentes naturais que tenham um leve escurecimento.

E referente a materiais existem várias marcas de cerâmicas, cada uma com sua indicação, o ideal é procurar um Cirurgião Dentista para saber mais a respeito.

É possível que o organismo da pessoa tenha alguma reação ao material?

Reação á porcelana propriamente dita é muito rara. Existem pacientes que possuem reações alérgicas a outros tipos de materiais como: acrílicos e metais. Lembrando que antes de qualquer intervenção na boca do paciente, é sempre realizada uma anamnese (investigação sobre a saúde deste paciente), para ver se ele esta apto a receber o tratamento odontológico.

Paciente com indicação de facetas para melhorar harmonia do sorriso e fechamento distemas (espaços entre os dentes).

Foto final após colocação das facetas de porcelana.

  Foto inicial

Foto com o caso concluído

 

Author: Consultório Odontológico Priscila Ryzy